Piedras de Brasil



La exposición de las piedras de Brasil rende homenaje al interior de Sao Paulo, especificamente a la región del Vale do Paraíba, nombre ortogado al principal rio que tiene en sus orillas más de 40 ciudades.


Piedra 1-Cruzeiro nasceu da ferrovia que ligava três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), ferrovia esta que era importante para o escoamento da produção de café no século XIX. O município se desenvolveu as beiras da estrada de ferro, onde depois cresceu com a chegada de migrantes mineiros e paulistas. Um importante marco histórico foi a de ser o último município a se render na Revolução Constitucionalista de 1932, onde foi assinado o seu armistício, em dia 2 de outubro de 32, na atual escola Arnolfo Azevedo (na época transformada em quartel-general das tropas paulistas), localizada na região central da cidade.





Piedra 2-Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo.  Seu nome tem origem tupi ( lengua indigina da regiao) e há pelo menos duas interpretações para o nome. Em tupi, ubá significa canoa, enquanto u'ubá significa cana-do-rio, que é uma gramínea que era utilizada na confecção de flechas pelos índios. Como tyba indica "ajuntamento", o nome da cidade pode significar tanto "ajuntamento de canas-do-rio" quanto "ajuntamento de canoas".






Piedra 3-Caraguatatuba es uno de los balnearios de los quince condados considerados por el Estado de São Paulo, está situado entre el Océano Atlántico y la serra do Mar , donde nacieron los principales ríos que desembocan en las playas y donde se encuentra el Parque Estadual da Serra do Mar, "Caraguatatuba" tupí significa "lugar de muchos caraguatás", La tupí caraguatá: caraguatá y tyba: abundancia, gran cantidad, de reunión . Segundo o Dicionário Silveira Bueno, caraguatá é "planta espinhosa que produz cachos de frutos amarelos extremamente ácidos". Según el Diccionario Silveira Bueno, caraguatá es "planta espinosa que produce racimos de fruta de color amarillo muy ácidos."





Piedra 4-Paraty ou Parati é um município no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré alta, o que lhe valeu o título de "Veneza brasileira”. O nome vem do termo tupi homônimo que significa "peixe branco Uma hipótese alternativa para a origem do topônimo, no entanto, aponta para as palavras tupis pirá ("peixe") e ty ("água"). Segundo essa hipótese, "Parati" significaria, então, "água de peixe". O termo tupi pará ty também pode ser traduzido como "água de mar", através da junção de pará ("mar") e ty ("água").





















































.


No hay comentarios:

Publicar un comentario